Cidades
Prefeito Luciano recebe direção de mineradora chinesa que comprou MVV em Craíbas
Grupo Baiyin Nonferrous garantiu investimentos até 2035 no Agreste

O prefeito Luciano Barbosa recebeu, nesta quinta-feira (3), o diretor do Grupo Baiyin Nonferrous, Liu Junyang, para debater os investimentos da empresa, com a extração de minérios de cobre e ouro no Agreste de Alagoas.
O gerente-geral da Mineração Vale Verde (MVV), André Martins, e a analista de Relações Institucionais da empresa, Kaline Santos, participaram do encontro no Centro Administrativo de Arapiraca.
Na quarta-feira (2), a Appian Capital Advisory LLP anunciou a conclusão da venda da Mineração Vale Verde (MVV), localizada em Craíbas, para o grupo chinês. A operação, no valor de US$ 420 milhões, ou seja, mais de R$ 2 bilhões, abrange 100% do capital da mineradora MVV, que passa agora a ser gerida pela Baiyin.
Liu Junyang adiantou que o Grupo Baiyin Nonferrous chega a Alagoas e à Região Agreste com o propósito de ampliar as relações institucionais, otimizar a produção de cobre até o ano de 2035 com o investimento em novas tecnologias e defesa ao meio ambiente.
“É um investimento muito importante para Craíbas, Arapiraca e para todo o estado de Alagoas, com a geração de empregos e renda para nossa população”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.
Ele aproveitou o momento para relatar a preocupação dos moradores de Arapiraca, Craíbas e cidades vizinhas, com o surgimento dos tremores de terra nos últimos meses na região. O prefeito de Arapiraca também indagou o representante da mineradora acerca da destinação dos rejeitos e sobras da exploração dos minérios.
Na ocasião, o gerente-geral da Mineração Vale Verde (MVV), Breno Martins, revelou que a empresa atua com o monitoramento diário de suas atividades, seguindo as normas internacionais de segurança.
Ele disse que, atualmente, são realizados dois desmontes por semana com o nível máximo de segurança em todo o perímetro da mina, que tem mais de 1 km de raio.
Também participaram da reunião, o procurador-geral do município, advogado Victor Carvalho; secretário de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro; secretário-executivo Vytor Ferro; superintendente de Engenharia, Felipe José; secretária de Serviços Públicos, Carol Valeriano; secretário municipal de Fazenda, Lourinaldo Santos; secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thomaz Wanderley; Coronel Dorgival, Defesa Social de Arapiraca, e a assessora municipal de Orçamento e Planejamento, Cida Padilha.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2EX-IMPERADOR NO BANCO DOS RÉUS
Queixa-crime de ex-vereador contra Julio Cezar tramita na Justiça em Palmeira dos Índios
-
3NO BOLSO DA PREFEITA
Câmara de Palmeira dos Índios rejeita requerimentos de fiscalização e escancara o acordão político com prefeitura
-
4DECISÃO MANTIDA
Tribunal de Justiça de Alagoas nega pedido da Câmara de Rio Largo e mantém prefeito e vice no cargo
-
5ASSASSINATO
Dono de pousada é assassinado em São Miguel dos Campos; PC descarta latrocínio